DIY - Apoio para Nobreak

Meu nobreak estava diretamente no chão. Ele é pesadão, e dá trabalho varrer atrás dele. Então eu decidi fazer um apoio com rodinhas.

Mas como sempre que vou na Leroy Merlin, tenho que brincar com as ferramentas.

Material necessário: Sobras de madeira de 1 real, parafusos, rodinhas (parte mais cara do projeto) e uma nova micro retífica, para repor a genérica que queimou. Dessa vez fui com uma semi-profissional da Dremel. Sinto o poder em minhas mãos. :P

Madeiras devidamente medidas e cortadas:

Não mostrei, mas eu passei cola no suporte das rodas antes de parafusar. Coloquei uma camada extra para aumentar a resistência ao peso e para permitir usar parafusos maiores para prender a roda.

Tirar o plástico protetor do MDF. -

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Palestra - Prototipagem de Jogos Eletrônicos

Hoje eu dei uma palestra na Unichristus, para o pessoal da Pós de Jogos Eletrônicos sobre minha experiência com prototipagem.

Os slides foram apenas um guia para a apresentação, pois o pessoal parecia bem interessado e tiveram várias discussões interessantes sobre protótipos de jogos, mas também sobre o mercado de games no ceará, e os concursos e eventos de jogos.

Você pode encontrar a apresentação no seguinte link:

Prototipagem Virtual - Unichristus 16/06

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TODO Global Game Jam 2016!

Esse ano nós participamos da Global Game Jam!

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Vetor - Dev Log

Resolvi falar um pouco sobre o início do desenvolvimento de nosso projeto para o concurso INOVApps.

Projeto

Criamos um documento de acordo com o Template descrito no edital do concurso. Foi um trabalho realizado em conjunto, com várias reuniões entre os integrantes da equipe. Felipe Martins, o gerente do projeto, compilou tudo que foi gerado nessas reuniões e organizou o documento final que foi submetido.

Primeira página do índice do documento submetido para o concurso!

Primeira página do índice do documento submetido para o concurso!

No projeto estão inclusos os mockups das telas, fluxogramas descrevendo a interação com a interface e até mesmo o perfil dos personagens.

Arte conceitual de Victória, a protagonista do jogo. Por Cesar Costa.

Arte conceitual de Victória, a protagonista do jogo. Por Cesar Costa.

Arte conceitual de mais dois personagens do jogo. Por Cesar Costa.

Arte conceitual de mais dois personagens do jogo. Por Cesar Costa.

Desenvolvimento

Após algumas semanas de desenvolvimento, eis o que temos:

  • Um sistema onde a doença se espalha pelo mapa, seguindo certas regras definidas por funções matemáticas:

Protótipo inicial do mapa, mostrando as diferentes regiões de uma cidade afetada pela doença e o grafo que mostra a rede de como elas se comunicam.

Protótipo inicial do mapa, mostrando as diferentes regiões de uma cidade afetada pela doença e o grafo que mostra a rede de como elas se comunicam.

Ainda precisa de muitos ajustes e se adaptar a upgrades e eventos que ocorrem nos mapas.

  • Um sistema de diálogos

Cena de diálogo provisória, com imagem tirada do google images e personagens placeholder.

Cena de diálogo provisória, com imagem tirada do google images e personagens placeholder.

Personagens placeholder feitos no inkscape. Serão substituidos futuramente pelos personagens com arte definitiva.

Personagens placeholder feitos no inkscape. Serão substituidos futuramente pelos personagens com arte definitiva.

O sistema permite que você escreva os eventos do jogo em forma de script, indicando movimentação dos personagens, objetos na cena, efeitos sonoros e até o diálogo. O diálogo possui diversas escolhas que permitem um fluxo menos linear da história. A ideia é que o jogo não seja tão monótono e que no meio do caminho possa ser educativo.

Talvez eu faça outras postagens mais na frente sobre o jogo. Quem sabe?!

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Vetor - Projeto INOVApps 2015

Em novembro saiu o resultado do INOVApps 2015!

O INOVApps é um concurso do Ministério das Comunicações que visa fomentar a indústria de aplicativos e jogos para diversas plataformas, inclusive celulares (Android e iOS) e a plataforma de tv digital (Ginga).

O projeto que estou desenvolvendo com meus amigos (Felipe Martins, Cesar Costa, Vanessa Karla e músicas/sons do Luan Lucas) é um jogo de estratégia onde seu objetivo é ajudar a população no combate a doenças que se espalham por todo o território nacional. Uma das doenças mais relevantes tratadas no game é a Dengue (assim como a Zyka e a Chikungunya).

Primeiramente criamos um documento descrevendo detalhadamente o projeto. Isso inclui não só assuntos sobre o aplicativo e como ele será após a sua conclusão, mas também sobre a gestão de recursos e tempo. É preciso demonstrar que a equipe sabe o que está fazendo e o projeto é algo tangível.

Uma das exigências do edital era a criação de um vídeo do aplicativo. Então foi criado um mockup do projeto para mostrar como seria o jogo em seu estado final. Mesmo com todos os preparos, é de se esperar que o jogo fique bem diferente do que no vídeo, já que teremos vários meses para aprimorar a interface, jogabilidade e a identidade visual.

Então aguardamos o resultado.

E para nossa felicidade, o projeto foi aceito!! ( :D ) No documento oficial é possível ver que ficamos em 43º lugar.

http://www.comunicacoes.gov.br/documentos/documentos/inovapps/lista-final-selecao-v2-12112015.pdf

Além do Vetor, outros dois projetos de nossos amigos (Renan Rodrigues e Marcos Tadeu) foram aceitos também. Esses projetos são Leis para Todos e Jornada Cultural (respectivamente).

Como consequência de nossa aprovação, pessoas vieram nos procurar para divulgar o ocorrido na mídia. E com isso algumas reportagens foram feitas:

A primeira saiu no Diário do Nordeste:

Foto da manchete, fazendo pose.

http://diariodonordeste.verdesmares.com.br/suplementos/tecno/online/cearenses-vencem-concurso-nacional-de-jogos-e-aplicativos-1.1460747

E a segunda, para a TV, na TV Ceará:

A partir de agora espero conseguir criar um Dev Log, uma espécie de “diário” do desenvolvimento do jogo. Será postado aqui, no meu blog pessoal, assim como no Facebook, na fanpage do jogo.

Links recomendados:

Página do Vetor no facebook:

https://www.facebook.com/jogo.vetor/

Página da Supernova Indie Games, do Renan Rodrigues:

http://fb.com/SupernovaIndieGames

Não esqueçam de conferir e contribuir também com nosso projeto open source de editor de imagens pixel art, o Pixel::Booster: http://www.bustagames.com/PixelBooster/

Até a próxima! :)

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