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Resolvi falar um pouco sobre o início do desenvolvimento de nosso projeto para o concurso INOVApps.

Projeto

Criamos um documento de acordo com o Template descrito no edital do concurso. Foi um trabalho realizado em conjunto, com várias reuniões entre os integrantes da equipe. Felipe Martins, o gerente do projeto, compilou tudo que foi gerado nessas reuniões e organizou o documento final que foi submetido.

Primeira página do índice do documento submetido para o concurso!

Primeira página do índice do documento submetido para o concurso!

No projeto estão inclusos os mockups das telas, fluxogramas descrevendo a interação com a interface e até mesmo o perfil dos personagens.

Arte conceitual de Victória, a protagonista do jogo. Por Cesar Costa.

Arte conceitual de Victória, a protagonista do jogo. Por Cesar Costa.

Arte conceitual de mais dois personagens do jogo. Por Cesar Costa.

Arte conceitual de mais dois personagens do jogo. Por Cesar Costa.

Desenvolvimento

Após algumas semanas de desenvolvimento, eis o que temos:

  • Um sistema onde a doença se espalha pelo mapa, seguindo certas regras definidas por funções matemáticas:

Protótipo inicial do mapa, mostrando as diferentes regiões de uma cidade afetada pela doença e o grafo que mostra a rede de como elas se comunicam.

Protótipo inicial do mapa, mostrando as diferentes regiões de uma cidade afetada pela doença e o grafo que mostra a rede de como elas se comunicam.

Ainda precisa de muitos ajustes e se adaptar a upgrades e eventos que ocorrem nos mapas.

  • Um sistema de diálogos

Cena de diálogo provisória, com imagem tirada do google images e personagens placeholder.

Cena de diálogo provisória, com imagem tirada do google images e personagens placeholder.

Personagens placeholder feitos no inkscape. Serão substituidos futuramente pelos personagens com arte definitiva.

Personagens placeholder feitos no inkscape. Serão substituidos futuramente pelos personagens com arte definitiva.

O sistema permite que você escreva os eventos do jogo em forma de script, indicando movimentação dos personagens, objetos na cena, efeitos sonoros e até o diálogo. O diálogo possui diversas escolhas que permitem um fluxo menos linear da história. A ideia é que o jogo não seja tão monótono e que no meio do caminho possa ser educativo.

Talvez eu faça outras postagens mais na frente sobre o jogo. Quem sabe?!

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